sobretransparênciaatuaçãoprogramaçãoeditaisvagas

A nova exposição do MAR celebra o sagrado e reforça o protagonismo feminino nas artes visuais

voltar para lista da programação

Série Mulheres no MAR abre com mostra individual de Nádia Taquary

Com uma pesquisa que perpassa a força e a beleza da joalheria afro-brasileira e das questões da ancestralidade, a artista baiana Nádia Taquary inaugura a sua primeira exposição individual no Museu de Arte do Rio. A mostra “Ònà Irin: caminho de ferro” terá início no dia 28 de outubro no MAR e celebra o sagrado. A poética da artista faz uma projeção sobre as jóias de crioulas através de esculturas, objetos-esculturas, instalações e videoinstalação.

Com a curadoria da equipe do Museu de Arte do Rio e do artista e curador baiano Ayrson Heráclito, a exposição reforça e promove o protagonismo feminino nas artes visuais.

“A gente faz uma espécie de apanhado da carreira da artista, com obras de várias épocas. Mas também teremos peças inéditas. Quem nunca viu o trabalho da Nádia Taquary vai encontrar essa joalheria afro-brasileira com escala alterada, verá as personagens que estão ligadas às tradições nagô e yorubá e encontrará esculturas de mulheres aladas, mulheres pássaro. Existe o lugar da fábula nessa exposição, onde você vai encontrar corpos em metamorfose. Então, é uma exposição individual de uma artista com uma trajetória já consolidada e que também vai ter muita surpresa para o público com a manufatura das obras. São esculturas muito manufaturadas, com miçangas, búzios e pratarias. Com certeza é um lugar de muito encanto”, comenta Marcelo Campos, curador-chefe do MAR.

SERVIÇO

Exposição

Data: 28 de outubro de 2023 a 30 de Junho de 2024

Museu de Arte do Rio (MAR)

De terça a domingo, das 11h às 18h (acesso à exposição até as 17h)

Ingressos a partir de R$ 10

Notícias do Instituto Odeon
1ª Feira de Artes e Empreendedorismo LGBTQIA+
1ª Feira de Artes e Empreendedorismo LGBTQIA+

2024
Todos os direitos reservados.

CONECTE-SE COM O INSTITUTO ODEON PARA RECEBER NOSSAS NOVIDADES

SEU CADASTRO FOI REALIZADO COM
SUCESSO!

Oops! Algo deu errado ao submeter o formulário. Por favor tente novamente!