Em 1998, nasce nos palcos mineiros a Odeon Companhia Teatral. Fundada por Carlos Gradim e Yara Novaes, a Odeon destaca-se por sua proposta: buscar revelar o homem contemporâneo em meio a suas angústias, aspirações e pensamentos, através de uma linguagem própria. A ambição sempre foi pesquisar uma nova linguagem cênica contemporânea, querendo o original e o autêntico. Para alcançar tal quimera e, ao mesmo tempo, legitimar a função social do teatro, a companhia promove ações culturais junto aos diversos setores da sociedade, utilizando o teatro como ferramenta de inserção cultural e abordando temas que fazem emocionar e refletir. Além disso, o talento e a habilidade da direção, dos atores e da equipe técnica da Odeon fazem com que a companhia se consolide como uma das principais do Brasil.
De 2005 a 2010, a Odeon manteve um espaço cultural que movimentou a população e a classe artística de Belo Horizonte. Nesse espaço, passou a produzir suas criações e outros projetos culturais, voltados para a formação e o compartilhamento de experiências entre técnicos, artistas e outros profissionais. À partir da ampliação da Odeon Companhia Teatral, constituiu-se o Instituto Odeon, uma associação privada de caráter cultural, sem fins lucrativos, que tem a missão de promover a cidadania e o desenvolvimento socioeducacional por meio da realização de projetos culturais.
Estreia do espetáculo “The Adams”, texto de Edmundo de Novaes, com a direção de Carlos Gradim – 1ª produção de Carlos Gradim e Yara de Novaes. Vencedor do prêmio SESC / SATED de Melhor Espetáculo, Diretor Revelação, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Cenário. Vencedor do Prêmio AMPARC de Melhor Ator e Melhor Cenário.
Estreia do espetáculo “Ricardo III”, de W. Shakespeare, com a direção de Yara de Novaes. Temporadas: Curitiba/PR – 2000 no 9º Festival de Curitiba; São Paulo/ SP – 2000; Juiz de Fora/MG – 2000 na Mostra de Teatro Juiz de Fora em Cena e Belo Horizonte/MG – 2000 no V Festival Internacional de Teatro Palco & Rua – FIT. Vencedor do Prêmio SESC/SATED de Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante.
Estreia do espetáculo “Mata Hari – Sentença para uma aurora”, de Jorge Arroyo, com a direção de Carlos Gradim. Temporadas: São Paulo/SP – 2003; Costa Rica – 2002 e Itaúna/MG – 2002.
Lançamento do curta-metragem em co-produção com Filmegraph “Todos os dias são iguais”, com a direção de Carlos Gradim. Vencedor do I Prêmio Estímulo ao Curta-metragem de Minas Gerais e Premiado pelo Canal BRASIL/ GLOBOSAT no Festival de Cinema de Recife (Recife/PE em 2002). Participação no 32º Festival de Cinema de Rotterdam (Holanda em 2003); Festival Internacional de Filmes (Clermont Ferrand/ França em 2003); 6º Festival de Cinema de Recife (Recife/PE em 2002); 5º Mostra de Cinema de Tiradentes (Tiradentes/MG em 2002); Mostra de Curtas (Goiânia/ GO em 2002) e Participação da mostra competitiva de curta metragens do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro/RJ em 2002).
Estreia do espetáculo “Amor e Restos Humanos”, de Brad Fraser, com a direção de Carlos Gradim. Temporadas: Rio de Janeiro/RJ – 2005; Juiz de Fora/MG – 2005; Londrina/PR – 2003; Curitiba/PR – 2003 no 12º Festival de Teatro de Curitiba; Porto Alegre/RS –2003 na 10ª edição do Festival de Teatro de Porto Alegre em Cena e São Paulo/SP – 2002. Vencedor do Prêmio SESC / SATED de Melhor Diretor, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Iluminação.
Estreia do espetáculo em co-produção “Noites Brancas” de Fiodor Dostoievski, com a direção de Yara de Novaes. Temporadas: São Paulo/SP – 2004; Rio de Janeiro/RJ – 2004; Brasília/DF – 2004 e Timóteo/ MG – 2003 no 4º Festival Arte Viva. Vencedor do Prêmio AMPARC/ USINIMAS de Melhor Espetáculo, Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Atriz. Vencedor do Prêmio SESC / SATED de Melhor Atriz, Melhor Ator e Melhor Iluminação. Vencedor do prêmio USIMINAS /SINPARC de Melhor Atriz e Melhor Ator Coadjuvante.
Estreia do espetáculo “O Coordenador”, de Benjamin Galemiri, com a direção de Carlos Gradim. Temporadas: São José do Rio Preto/SP – 2004 no Festival Internacional do Teatro e São Paulo/SP – 2004. Vencedor do Prêmio AMPARC/USIMINAS de Melhor Texto Original.
Estreia do espetáculo “A Falecida”, de Nelson Rodrigues, com a direção de Carlos Gradim. Temporadas: Rio de Janeiro/RJ – 2007 e Itaúna/MG – 2005. Vencedordo Prêmio SESC/SATED de Melhor Espetáculo, Melhor Atriz e Melhor Ator Coadjuvante. Vencedor do Prêmio USIMINAS/SINPARC de Melhor Atriz e Melhor Ator Coadjuvante.
Realização das festas-espetáculo Sexta Trash: 1ª edição em Junho/2005 “I see trash people”; 2ª edição em Outubro/2005 “Clones – Cidadãos levemente obscecados na estética scirúrgica”; 3ª edição em Agosto/2006 “Super super Amigos”; 4ª edição em Abril/2007 “Tim-tim Burton!”; 5ª edição em Novembro/2007 “Hannibal Lecter convida Eat me Drink me”.
Implementação e coordenação do projeto Plug Minas – Valores de Minas, em uma parceria com o Estado de Minas Gerais.
Estreia do espetáculo “Quando você não está no céu”, de Edmundo de Novaes Gomes, com a direção de Carlos Gradim. Temporadas: Ipatinga/MG – 2006.
Lançamento do curta-metragem “Bárbara”, de Edmundo de Novaes Gomes, com a direção de Carlos Gradim. Vencedor dos prêmios de Melhor Ator no Primeiro Plano 2007 - Festival de Cinema de Juiz de Fora, Melhor Ator por Júri Popular na 8º edição do Festival de Ibero-americano de Curtas Metragens de Sergipe, Melhor Filme e melhor Ator no II for Rainbow - Festival de Fortaleza de Cinema da Diversidade Sexual, melhor curta-metragem e melhor ator no 6º Festival de Cinema de Maringá.
Ensaios abertos da peça “Servidão”, de Edmundo de Novaes , adaptação de “Of Human Bondage” de W. Somerset Maugham, com a direção de Carlos Gradim.
Estreia do espetáculo “Servidão”, adaptação de Edmundo de Novaes Gomes, sobre a obra “Of Human Bondage” de William Sommerset Maugham, no Festival Verão Arte Contemporânea, com a direção de Carlos Gradim. Temporadas: São Paulo/SP – 2008; Rio de Janeiro/RJ – 2007 e Ipatinga/MG – 2007.
Estreia do espetáculo “Olá, Pessoa” adaptado da obra “E ninguém tinha nada com isso...” de Marcelo Garcia, adaptação de Edmundo de Noves Gomes, com a direção de Carlos Gradim. Temporadas: São Paulo/SP – 2012 e Rio de Janeiro/RJ – 2012.
Estreia do espetáculo “Os Saltimbancos”, com a direção de Carlos Gradim.
Estreia do espetáculo “Horácio”, com a direção de Carlos Gradim. Temporadas: Teatro Poeirinha no Rio de Janeiro/RJ – Junho/2015 e no 9º Verão Arte Contemporânea em Belo Horizonte/MG – 2014. Vencedor do Prêmio COPASA/SINPARC de Melhor Ator. Indicações do Prêmio COPASA/SINPARC de Melhor Texto Inédito, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Criação de Luz, Melhor Direção e Melhor Espetáculo.
Estreia do espetáculo “Noés”, com a direção de Carlos Gradim. Temporada: Antigo Teatro do Cassino da Urca no Rio de Janeiro/RJ.