sobretransparênciaatuaçãoprogramaçãoeditaisvagas

O Circuito Municipal de Cultura traz Atrações para o Público Infantil

voltar para lista de notícias

Programação “MÊS DAS CRIANÇAS” tem Teatro, filmes, brincadeiras e oficinas para os pequenos

Em outubro, o Circuito Municipal de Cultura apresenta uma série de atrações dedicadas ao público infantil. Intitulada “Mês das Crianças”, a programação especial contará com espetáculos de teatro, exibições de filmes, brincadeiras e oficinas.

As atividades são gratuitas e acontecem a partir do dia 9/10, em diferentes espaços e equipamentos culturais públicos de Belo Horizonte. Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), em parceria com o Instituto Odeon, o Circuito Municipal de Cultura também traz espetáculos de música, dança e teatro para outras idades neste mês.

Dia 9/10, às 11h, no Francisco Nunes, o músico Dudu do Cavaco, que convida o cantor Tavinho Leoni, para o projeto Música de Domingo. Referência no Brasil quando o assunto é cavaquinho, Dudu do Cavaco foi o primeiro músico com síndrome de Down a gravar um disco profissional. Inspiração para a criação do Instituto Mano Down, o músico divide o palco com o jovem Tavinho, destaque no programa “The Voice Kids”, da TV Globo.

Na sequência, que convida o público infantil para a rua é a intervenção “Jovens Brincantes em Cena”, do Instituto Cultural de Arte e Educação Rabiola, que acontece no dia 11/10 (terça-feira), às 15h, na Praça Padre Marcelo (Praça do Posto), no Alto Vera Cruz.

Na véspera do feriado, o projeto vai ocupar a praça com brinquedos e brincadeiras populares que incluem pé de lata, pula corda, bolinha de gude, pião, rolimã, brinquedos de papel, bolha de sabão gigante e outros. A ideia é fomentar o protagonismo e o desenvolvimento artístico e cultural de crianças e jovens, oferecendo atividades que valorizam o brincar.


Já no dia 12/10 (quarta-feira), no Dia das Crianças, é a vez do Grupo Girino apresentar o “Mini Festival de Teatro Lambe Lambe”. A ação acontece às 16h, na Praça Ernesto Che Guevara, no Conjunto Taquaril, e conta com três histórias apresentadas por meio do Teatro de Sombras e do Teatro de Bonecos.

Na praça, haverá uma caixa cênica onde acontecerão os micro espetáculos. Para conhecer o que há na caixa, o público precisa olhar por um visor e usar fones de ouvido. Também no feriado, às 18h30, o Circuito Cine Santê exibe o filme “Turma da Mônica: Lições”, baseado nas histórias dos icônicos personagens de Maurício de Souza. Na trama, Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão decidem fugir da escola e precisarão encarar as consequências dessa escolha – que não serão poucas.

Outras duas exibições integram a programação especial do Circuito Cine Santê em outubro. No dia 15/10 (sábado), às 16h30, acontece a sessão comentada do filme “Dentro da Caixinha — Segredo de Criança”, com o diretor Guilherme Reis e integrantes do elenco.  O filme conta a história de três irmãos que fazem sucesso na escola com as caixinhas da avó, relíquias de família que transportam pessoas para o universo das cantigas de roda.

No dia 16/10 (domingo), mais um filme da franquia de Maurício de Sousa será exibido no Cine Santa Tereza, desta vez: “Turma da Mônica: Laços”. No longa, Floquinho, o cachorro do Cebolinha, desaparece e o menino traça um plano infalível para resgatar o cãozinho. Para tanto, ele precisará da ajuda de seus fiéis amigos Mônica, Magali e Cascão. Juntos, eles enfrentam desafios e vivem grandes aventuras para levar o cão de volta para casa.

O “Mês das Crianças” no Circuito Municipal de Cultura segue com a estreia do espetáculo teatral “A menina cientista e o mistério do urro”, marcada para os dias 15 e 16/10 (sábado e domingo), às 16h, no Teatro Marília.

Montagem do projeto Conexão Galpão, do Galpão Cine Horto, a peça conta a história de Alice, uma “menina moça cientista, com a cabeça cheia de histórias, mistérios e invenções”. Entre suas investigações está o assustador e insistente urro que vem acordando a cidade inteira. Alice convida seus amigos para desvendarem juntos o mistério e, nesse processo, eles retornam às histórias de sua avó, em uma época diferente, cheia de natureza e outras criaturas, para descobrir de onde vem o grande barulho e o que ele significa.

No final da programação especial para crianças, o Ballet Jovem apresenta o espetáculo de dança “O Patinho Feio”. Livremente inspirada no clássico conto de Hans Christian Andersen, de 1843, a montagem terá duas sessões no Teatro Francisco Nunes — nos dias 15 (sábado), às 16h, e 16/10 (domingo), às 11h.

O espetáculo conta a história de um cisne que nasceu por engano numa família de patos, com qualidades e atributos externos que não são reconhecíveis. O animal parte em busca de seu caminho e acaba passando por inúmeras rejeições e fracassos, até que sua verdadeira natureza e beleza se manifestam.

Para mais informações acesso o site oficial do Circuito!

Programação do Instituto Odeon
Duo Drag
Duo Drag

2024
Todos os direitos reservados.

CONECTE-SE COM O INSTITUTO ODEON PARA RECEBER NOSSAS NOVIDADES

SEU CADASTRO FOI REALIZADO COM
SUCESSO!

Oops! Algo deu errado ao submeter o formulário. Por favor tente novamente!