sobretransparênciaatuaçãoprogramaçãoeditaisvagas

Museu da Diversidade Sexual lança livro sobre preservação de patrimônios LGBTQIAP+

voltar para lista de notícias

Comprometimento da gestão do MDS em imergir nas territorialidades LGBTQIAP+

O Museu da Diversidade Sexual anuncia o lançamento do livro “Acervos e Referências de Memória LGBTQIAP+”, que é fruto de um projeto colaborativo com autores de diferentes regiões do país, como uma materialização de um trabalho que vai de encontro aos objetivos do Instituto Odeon para o museu.  O intuito é estabelecer o diálogo entre a produção cultural e a sociedade, levando mais cultura para a cidade de São Paulo e mais arte para as pessoas.

“O MDS, como se sabe, é um aparelho de transformação social importante na luta pela dignidade e em favor do direito à memória e à diversidade cultural e a obra, a primeira do gênero vale ressaltar, é uma das formas que encontramos para dar a largada nesse projeto necessário de resgate e difusão das memórias, patrimônios e culturas LGBTQIAP+” Comenta Carlos Gradim, Diretor presidente do Instituto Odeon

O ano de 2022 foi marcante para a história do Museu da Diversidade Sexual por diversos motivos, porém, dentre aquelas que valem recordar por se mostrarem promissores para a instituição e, sobretudo, para a população LGBTQIAP+, constam a celebração de dez anos de existência e a continuidade do processo de estruturação museológica da instituição. Os leitores poderão encontrar diferentes perspectivas sobre acervos, coleções, obras e referências das comunidades presentes em diferentes locais do território brasileiro.

“O material apresenta um breve panorama das discussões empreendidas atualmente por intelectuais, pesquisadores e militantes dos campos LGBTQIAP+ como, por exemplo, do antropólogo e decano do Movimento LGBTQIAP+ brasileiro, Luiz Mott, e do presidente do Grupo Gay da Bahia e coordenador do Centro Municipal LGBT de Salvador, Marcelo Cerqueira, sobre a experiência pioneira do Museu do Sexo na Bahia e também do pesquisador da memória LGBTI+ de Belo Horizonte, Luiz Morando, que aborda as referências do grupo 3º ATO, pioneiro do movimento LGBTQIAP+ mineiro fora do eixo Rio-São Paulo”. Comenta o organizador do livro e coordenador do núcleo de Museologia e Acervo do MDS, Leonardo Vieira.

O lançamento do livro será no CPF SESC - Centro de Pesquisa e Formação, no dia 14 de abril, e os interessados podem se inscrever pelo link.

Após o lançamento o livro ficará disponível também digitalmente no site do MDS.

Acompanhe o MDS nas Redes

Site | Instagram | Facebook | Youtube

Programação do Instituto Odeon
Um Defeito de Cor
Um Defeito de Cor

2024
Todos os direitos reservados.

CONECTE-SE COM O INSTITUTO ODEON PARA RECEBER NOSSAS NOVIDADES

SEU CADASTRO FOI REALIZADO COM
SUCESSO!

Oops! Algo deu errado ao submeter o formulário. Por favor tente novamente!