sobretransparênciaatuaçãoprogramaçãoeditaisvagas

O Popular e o Erudito se Encontram na Mostra Individual de Emmanuel Nassar

voltar para lista de notícias

Museu de Arte do Rio promove mostra do artista paraense

Promover o choque entre o popular e o erudito. Esse é um dos objetivos do artista paraense Emmanuel Nassar em “Lataria Espacial”. A partir de elementos da rua e das feiras livres de seu estado natal, Nassar incorpora nas suas obras a linguagem publicitária e os objetos de consumo em massa.

Esse choque está presente na principal obra da exposição: o avião executivo em tamanho original e feito de aço galvanizado. A peça inédita de 8 metros que ocupa o centro do térreo do pavilhão de exposições do MAR, e com a qual os visitantes podem interagir.

Na exposição, que vai contar com cerca de 40 obras, Nassar também dialoga com a pop art, movimento artístico dos anos 1960 que trabalha com o imaginário da publicidade. Pensando nessa relação, o artista se apropria de placas e de elementos da rua para retratar o Brasil surrado da luta diária.

Emmanuel Nassar

Nascido em 1949 em Capanema (PA), Emmanuel Nassar se formou em Arquitetura pela Universidade Federal do Pará (UFPA), onde começou a dar aulas de educação artística. Aliando elementos da cultura popular e técnicas próprias da arte erudita, o artista iniciou sua produção nos anos 1980, se tornando referência na construção de instalações com chapas metálicas e relevos pintados sobre materiais como latão, pedaços de madeira, bocais de lâmpada e luz néon.

Em suas obras, Nassar incorpora também referências da pop art e do concretismo a partir da busca por formas geométricas.

ABERTURA

17 DE SETEMBRO DE 2022

ENCERRAMENTO

26 DE FEVEREIRO 2023

Programação do Instituto Odeon
Duo Drag
Duo Drag

2024
Todos os direitos reservados.

CONECTE-SE COM O INSTITUTO ODEON PARA RECEBER NOSSAS NOVIDADES

SEU CADASTRO FOI REALIZADO COM
SUCESSO!

Oops! Algo deu errado ao submeter o formulário. Por favor tente novamente!