sobretransparênciaatuaçãoprogramaçãoeditaisvagas

Nova Exposição "Um Defeito de Cor” traz Contextos do Século XIX

voltar para lista de notícias

mostra é baseada em um clássico da literatura afrofeminista

A mostra é baseada nos contextos sociais, culturais, econômicos e políticos do século XIX, abordados no livro de mesmo nome da escritora mineira Ana Maria Gonçalves. Ao todo serão 400 obras de artes, entre desenhos, pinturas, vídeos, esculturas e instalações de mais de 100 artistas de localidades, como Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão e até mesmo do continente africano, em sua maioria negros e negras, principalmente mulheres. A exposição tem obras inéditas de Kwaku Ananse Kintê, Kika Carvalho, Antonio Oloxedê, Goya Lopes, produzidas especialmente para homenagear o livro.


Dividida em 10 núcleos, que se espelham nos 10 capítulos do livro, a mostra fala de revoltas negras, empreendedorismo, protagonismo feminino, culto aos ancestrais, África Contemporânea, entre outros temas. A obra, que completa 16 anos em 2022, é considerado um clássico da literatura afrofeminista brasileira e ganhou o importante prêmio literário Casa de las Américas, em 2007.


A curadoria da exposição é formada por Amanda Bonan, Marcelo Campos e Ana Maria Gonçalves. E a expografia é de Ayrson Heráclito junto com Aline Arroyo.

“A exposição não tem uma relação direta com o livro. Não é uma história ilustrada do livro. É uma relação de interpretação. A gente interpreta o livro junto com a Ana Maria, fazendo imagens e obras a partir dos conceitos que ela traz no livro. E não detalhes da narrativa.” Marcelo Campos, Curador-Chefe do MAR

Entre os artistas que participam da exposição estão Rosana Paulino, Silvana Mendes, Yêdamaria, Maria Auxiliadora, Yedda Affini e Djanira e conta com uma paisagem sonora feita por Tiganá Santana e Jaqueline Coelho. O público poderá ouvir músicas e textos que expressam os sentimentos da personagem principal do livro por todas as duas salas do pavilhão de exposição.


Programação do Instituto Odeon
CRdancabh
CRdancabh

2024
Todos os direitos reservados.

CONECTE-SE COM O INSTITUTO ODEON PARA RECEBER NOSSAS NOVIDADES

SEU CADASTRO FOI REALIZADO COM
SUCESSO!

Oops! Algo deu errado ao submeter o formulário. Por favor tente novamente!