sobretransparênciaatuaçãoprogramaçãoeditaisvagas

“Circuito de Férias nos Centros Culturais” traz série de atrações gratuitas para o público infantil em janeiro

voltar para lista da programação

Apresentação do evento

Entre os dias 13 e 28 de janeiro, o “Circuito de Férias nos Centros Culturais” promove uma série de atrações gratuitas que acontecem em nove Centros Culturais de Belo Horizonte. As atividades incluem teatro, circo e música, além de oficinas, brincadeiras e contação de histórias. Mais informações podem ser encontradas nas redes e no site do Circuito Municipal de Cultura, projeto realizado pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH), em parceria com o Instituto Odeon.

 

Confira a programação abaixo e participe:

 

13/01 (sexta-feira)

15h | Centro Cultural Zilah Spósito

Espetáculo teatral “Menineça Sabi: Sabor da Infância”, do grupo Makambas Brincantes. E tem como pilares a palhaçaria, a cantoria, as brincadeiras e a contação de histórias. Como sugere o nome do projeto - makamba, palavra de origem bantu que significa plural de amigo - a ideia é misturar crianças de todas as idades, criando um ambiente plural onde todos convivam com a diferença e possam ser amigos. 

 

14/01 (sábado)

- 10h | Centro Cultural São Bernardo

O espetáculo “Palhaço Arco Íris e os Protetores da Floresta”, que envolve o público com brincadeiras, músicas autorais e cantigas populares, relembrando a história do Folclore Brasileiro. Lúdico, o  espetáculo é criado a partir da filosofia do nariz vermelho, visando perpetuar as tradições da infância, encantando crianças, adultos e idosos.

 

- 10h | Centro Cultural Usina da Cultura

O espetáculo da Banda de Palhaços Nariz de Brinquedo, apresentação traz para a cena músicas infantis, jogos e brincadeiras que envolvem a plateia com interatividade e participação ativa no show, desenvolvendo um repertório diversificado de músicas autorais e do universo infantil. (Com outra sessão no dia 21/01, sábado).

 

 

17/01 a 21/01

15h às 17h | Centro Cultural Vila Marçola

A Oficina de Colagem, que será ministrada pela designer e artista visualCarollina Dupin, compartilha a ideia de explorar a técnica trabalhandocomposições com a temática da rua, a partir da sobreposição de elementos. Tendoa rua como ponto de partida para reflexões sobre espaço, pertencimento,acolhimento e reconhecimento, serão construídas peças gráficas que dialoguemcom técnicas de composição e sobreposição.

 

 

25/01 (quarta-feira)

15h | Centro Cultural Bairro das Indústrias

O projeto “Brincamundo: Brincadeiras Brasileiras” tem a proposta de valorizar a cultura brasileira, trazendo, de forma lúdica, conhecimentos sobre a cultura popular de várias regiões do Brasil. As oficinas são ministradas  pelo arte educador  e mestre da cultura popular Marcos Rhossard, pela artista plástica Gisele Moura, e também pela filha do casal, Surya Moura, que cresceu na brincadeira. O projeto trabalha com oficinas  de brincadeiras da cultura popular brasileira como a ciranda e o frevo pernambucanos, o cacuriá, caroço e bumba-meu-boi do Maranhão, o batuque  do norte de Minas, o samba-de-roda baiano, o calango mineiro e outras brincadeiras. São 20 vagas, para crianças entre quatro e 14anos. 

 

27/01 (sexta-feira)

16h30 | Centro Cultural Zilah Spósito

A arte circense aparece no espetáculo “Circo Resistência”. Na apresentação, o palhaço Bilú e seu amigo Curisco, um boneco elefante, propõem uma reflexão sobre velhos hábitos de consumo e a necessidade de adotar a coleta seletiva de resíduos. Misturando circo tradicional e manipulação de bonecos, o espetáculo narra as aventuras de Bilú, que trabalha com sua carroça recolhendo resíduos e contribuindo com hábitos conscientes de consumo e descarte. Na companhia do amigo Curisco, o palhaço tenta desempenhar várias funções ao mesmo tempo, sofrendo uma divertida sobrecarga de trabalho.

 

28/01 (sábado)

- 10h | Centro Cultural Urucuia

As máscaras e a improvisação teatral, que dão o tom do espetáculo “Patuscada”. Criado pelos artistas cênicos Rafael Protzner e Mariana Lima Muniz, o espetáculo desdobra-se em um encontro festivo e divertido com o público, em que o ator improvisa cenas vestindo diferentes máscaras de personagens desenvolvidos a partir do teatro balinês, o Topeng. As cenas se apoiam na dramaturgia da improvisação, assim como a iluminação e a trilha sonora, fazendo com que cada apresentação seja única e construída junto ao espectador.

 

- 11h | Centro Cultural Vila Fátima

A atividade “Brinca Natureza: Oficina e Vivência”, do projeto “Na pracinha brinca”,  oficina-vivência é um convite para que as crianças explorem, ao brincar, a imaginação a partir de elementos naturais. Galhos, folhas, flores e suportes artesanais se transformam em bonecos gravetos, varinhas mágicas, casinhas e outros diversos brinquedos criados pelas crianças. Serão 30 vagas, para crianças acompanhadas por adultos. 

 

- 11h | Centro Cultural Venda Nova

O espetáculo teatral “As Aventuras de Matias”, do Grupo Girino, cria a partir da poesia do teatro de bonecos. A peça aborda o universo criativo das infâncias nos momentos de tomar banho, narrando a história de Matias - garoto que transforma sua banheira em uma grande aventura. Cercado por personagens misteriosos, ele terá que descobrir os segredos do fundo do mar numa jornada divertida e musical, que constrói um mundo cheio de fantasia.

 

- 14h | Centro Cultural Vila Santa Rita

A atividade “Boi do Além - Oficina de Confecção de boizinhos com materiais recicláveis” é ministrada pelo artista plástico Sandro Medeiros. A oficina ensina os participantes a confeccionarem o boizinho e o instrumento maracá utilizando material reaproveitado, unindo cultura popular, conscientização ambiental e entretenimento. Ao final da atividade, os participantes poderão participar da apresentação musical da banda Boi do Além, tendo contato, assim, com ritmos tradicionais da cultura popular, canções consagradas da música brasileira e composições próprias. Serão oferecidas 30 vagas.


- 15h | Centro Cultural São Bernardo

A oficina “Colagens e Histórias”, realizada pela designer e escritora Michelle Pereira, visa convidar os participantes a criarem colagens manuais e escreverem pequenos contos sobre os trabalhos desenvolvidos. As colagens serão feitas por meio de recortes de jornais e revistas e as histórias, e os registros do processo e resultados da oficina serão reunidos em um livro digital, que será disponibilizado gratuitamente. O objetivo da oficina é promover um encontro com o lúdico durante “o recortar e o colar”, além de estimular a criatividade e o trabalho colaborativo. Serão oferecidas 15 vagas para crianças com 12 anos ou mais.


SERVIÇO | CIRCUITO MUNICIPAL DE CULTURA

Circuito de Férias nos Centros Culturais
Quando:
De 13 a 28 de janeiro de 2023
Onde: Nos Centros Culturais: Zilah Spósito, São Bernardo, Usina de Cultura, Vila Marçola, Bairro das Indústrias, Urucuia, Vila Fátima, Venda Nova e Vila Santa Rita
Quanto: Atividades gratuitas e abertas ao público

Circuito nas redes. Site | Instagram | Facebook | YouTube

 

Notícias do Instituto Odeon
1ª Feira de Artes e Empreendedorismo LGBTQIA+
1ª Feira de Artes e Empreendedorismo LGBTQIA+

2024
Todos os direitos reservados.

CONECTE-SE COM O INSTITUTO ODEON PARA RECEBER NOSSAS NOVIDADES

SEU CADASTRO FOI REALIZADO COM
SUCESSO!

Oops! Algo deu errado ao submeter o formulário. Por favor tente novamente!