sobretransparênciaatuaçãoprogramaçãoeditaisvagas

MAR abre ao público exposição individual do artista e dramaturgo Yhuri Cruz

voltar para lista da programação

Revenguê: Uma exposição cena

O térreo do Pavilhão de Exposições do MAR recebe a mostra individual do artista Yhuri Cruz, que é inspirada numa ficção e tem como objetivo uma proposta expositiva imersiva. A mostra é dividida em quatro núcleos e apresenta um novo planeta aos visitantes, além de evocar reflexões sobre a vida, a morte e a política da permanência através de uma história criada pelo artista. Com curadoria de Marcelo Campos, Amanda Bonan, Jean Carlos Azuos, Amanda Rezende e Thayná Trindade, a exposição cena reúne cerca de 60 trabalhos inéditos entre desenhos, esculturas e instalações.

A expografia da arquiteta Giselle de Paula se destaca ao aflorar o imaginário do visitante no espaço que se aproxima de um teatro arena e permite a visualização de características da ficção.

 “Eu fiquei tão dentro dessa história que eu comecei a desenhar, a criar instalações e um projeto de encenação. O meu trabalho basicamente vem muito das ficções que eu escrevo, esse é o lugar que eu estou mais pautado dentro da arte”, conta o artista.

Performances e espaço imersivo

A exposição, que fica aberta até outubro, também vai exibir performances de Yhuri Cruz e mais seis artistas.

“As pessoas vão entrar na sala e estar em um lugar fantástico: com chão vermelho, arquibancadas, em uma espécie de arena. Sentar, fruir e meditar é o que a gente quer para o público. Revenguê vai nascer 50% pronta, a cada encenação, pelo menos de 3 a 4 obras serão feitas em cena, então é sobre ritualizar esse processo de criação, é sobre ver a obra criada ao vivo”, afirma Yhuri.

Serviço

“Revenguê: uma exposição-cena”

Abertura: 15/04 | Sábado

Local: Térreo do Pavilhão de Exposições

Notícias do Instituto Odeon
1ª Feira de Artes e Empreendedorismo LGBTQIA+
1ª Feira de Artes e Empreendedorismo LGBTQIA+

2024
Todos os direitos reservados.

CONECTE-SE COM O INSTITUTO ODEON PARA RECEBER NOSSAS NOVIDADES

SEU CADASTRO FOI REALIZADO COM
SUCESSO!

Oops! Algo deu errado ao submeter o formulário. Por favor tente novamente!