A exposição Imagens que não se conformam foi realizadaentre maio de 2021 e março de 2022, em uma parceria que envolveu o Museu deArte do Rio (MAR) e o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB).
O projeto realizou a itinerância por três cidades em três diferentes estados,buscando difundir o conteúdo apresentado na mostra, a qual buscou renovar ossignificados das peças da Coleção IHGB para interrogar, do ponto de vistaartístico, as visões sobre a história do Brasil, propondo um diálogo comcriações contemporâneas.
Por meio do diálogo com a arte contemporânea, a exposiçãobuscou ressignificar obras da coleção do IHGB que contam a trajetória do nossopaís. Sua proposta é interrogar versões que, até então, eram entendidas comooficiais; do ponto vista artístico, descentralizar narrativas e abordarquestões centrais como a reparação histórica.
A itinerância levou a exposição a novos públicos, durantesos anos 2023 a 2024, percorrendo as cidades de Belém (PA), São Luís (MA) e BeloHorizonte (MG).
A exposição foi um marco por sua capacidade de dialogar comdiferentes públicos e territórios, utilizando a arte como ferramenta deconscientização e resistência. Ao longo do período de itinerância, obrasemblemáticas e artistas de diferentes gerações trouxeram suas perspectivassobre os desafios da criação artística em contextos de repressão e cerceamentoda liberdade de expressão.
O projeto ampliou o debate sobre as tensões entre arte,política e sociedade. Além disso, promoveu ao público de cada cidade açõesformativas, visitas mediadas e debates, que aprofundaram as discussões sobre oimpacto da censura na produção cultural e a importância da preservação damemória artística.
Museu do Estado do Pará (MEP) | Belém (PA) | Exibida em 23/03/2023 a 25/06/2023
Centro Cultural Vale do Maranhão | São Luís (MA) | Exibida em 25/07/2023 a 04/11/2023
Memorial Minas Gerais Vale | Belo Horizonte (MG) | Exibida em 21/11/2023 a 27/03/2024