sobretransparênciaatuaçãoprogramaçãoeditaisvagas

A Arte que nasce do olhar para a cidade e suas relações, encanta, permeia, transforma e transborda

voltar para lista de projetos

Museu de Arte do Rio (MAR)

O Museu de Arte do Rio promove leitura transversal da história da cidade, de seu tecido social, vida simbólica, conflitos, contradições, desafios e expectativas. As exposições unem Arte histórica e contemporânea, de âmbito nacional e internacional. O museu também insere a arte no ensino público, por meio da Escola do Olhar.

O MAR fica na Praça Mauá, em dois prédios diferentes e interligados: o Palacete Dom João VI, tombado e eclético, onde ficam as salas de exposição do museu, e o edifício vizinho, moderno — originalmente um terminal rodoviário, onde fica a Escola do Olhar — um ambiente com foco na formação de educadores da rede pública.

Como recomenda a UNESCO, o MAR tem atividades que envolvem coleta, registro, pesquisa, preservação e devolução à comunidade de bens culturais — sob a forma de exposições, catálogos, programas em multimeios e educacionais. Com sua própria coleção em formação, o MAR conta também com empréstimos de obras das melhores coleções públicas e privadas do Brasil.

Iniciativa da Prefeitura do Rio em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) desde janeiro de 2021. O Instituto Odeon foi responsável pela operacionalização, apoio e execução de atividades e serviços culturais para a completa gestão do Museu de Arte do Rio desde 2012. Em 2021, firmou parceria com a OEI, para seguir na correalização.

Quem faz o MAR

O Museu de Arte do Rio tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Equinor, o Itaú Unibanco e a Globo como patrocinadores master, e da Nadir Figueiredo.

O MAR ainda conta com o apoio do Machado Meyer Advogados e Icatu, todos via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A Escola do Olhar conta com o patrocínio do RIOgaleão e Cultura Inglesa via Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. A Globo e o Canal Curta são os parceiros de mídia do MAR.

O MAR conta ainda com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e realização da Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e do Governo Federal do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Endereço

Praça Mauá, 5 — Centro, Rio de Janeiro — RJ


Siga o MAR

Site | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube

Atuação do Instituto Odeon
Consultorias
Consultorias

2024
Todos os direitos reservados.

CONECTE-SE COM O INSTITUTO ODEON PARA RECEBER NOSSAS NOVIDADES

SEU CADASTRO FOI REALIZADO COM
SUCESSO!

Oops! Algo deu errado ao submeter o formulário. Por favor tente novamente!